Receita Federal: entrega da declaração de IR até 30 de junho
O secretário da Receita Federal, José Tostes Neto, anunciou ontem, quarta-feira (1) o adiamento do prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 de 30 de abril para 30 de junho. A razão é o efeito da pandemia do novo coronavírus, que impossibilita o público, em sua maioria, conseguir documentos.
Assim sendo, contribuintes terão dois meses a mais para declarar o IR. Até 30 de março, 8,1 milhões de contribuintes já haviam feito suas declarações. O número total aguardado é de 32 milhões de declarações segundo a Receita.
José Tostes anunciou,também dentre outras medidas,a total desoneração do imposto sobre as operações financeiras, que incide sobre as operações de crédito. O governo vai iniciar um amplo programa de linhas de créditos , diferenciadas e especiais, para atender as empresas e o setor produtivo com juros reduzidos. A medida vai reduzir, ainda mais, o custo das operações de crédito zerando as alíquotas do IOF que incidem sobre as operações de crédito por 90 dias.O valor total da desoneração é de 7 bilhões de reais.