Rubens Magno: Nosso foco é ajudar empreendedores a encontrarem soluções na crise
Este portal entrevistou o superintendente do Sebrae/PA Rubens Magno Jr.
Aqui, ele fala sobre o impacto da pandemia do coronavírus.
Comenta sobre as ações do Sebrae e como está o envolvimento do órgão sob sua gestão e se sua diretoria e seus colaboradores em nosso mercado.
Leia a entrevista:
Nome Completo – Rubens da Costa Magno Júnior
Naturalidade – Roraimense
Profissão – Administrador
A pandemia impactou em todo o mundo. Então ouvimos o Sr. Rubens Magno, Superintendente do Sebrae/PA sobre tendências e soluções, nesta e em outras situações, em entrevista para este Portal.
1. O presidente do Sebrae Nacional gravou um vídeo com mensagem aos pequenos e médios empresários. O Sebrae Pará já percebeu impacto da campanha?
Com toda certeza. Nosso posicionamento perante a pandemia que o mundo inteiro está atravessando, já está sendo assimilado pelo nosso público que agora já entende nosso novo direcionamento e está junto conosco nesses tempos difíceis por meio do nosso atendimento digital, para onde migramos todos os nossos serviços e conteúdos para que o empreendedor não se sinta sozinho e tenha todo o nosso apoio, afinal, esse é o nosso sentido de existir.
2. Como superintendente do Sebrae/PA, sua equipe está identificando as adversidades e oportunidades de mercado?
Sim. Temos uma equipe técnica muito focada e que está entendendo muito bem nosso atual momento e como, enquanto entidade de apoio aos pequenos negócios, temos que nos reinventar. Por isso, nosso foco é ajudar os empreendedores a encontrarem soluções na crise e focarem na saída, apontando alternativas para que não fechem as portas. Nosso interesse maior é orientar como os pequenos negócios podem se comportar para sentirem o menos possível os impactos da pandemia.
3. Que ferramentas estratégicas o Sebrae/PA possui para entrar em ação agora, agora mesmo. Ou já entrou em ação?
Já entramos em ação tão logo o cenário se apresentou. Estamos usando todas as nossas ferramentas para estarmos mais perto do nosso cliente. Como as agências de atendimento estão com suas atividades presenciais suspensas por conta da quarentena necessária, lançamos mão de todo o nosso aparato de atendimento digital por meio dos nossos canais digitais – Portal Sebrae, Fale com o Especialista, redes sociais, Cursos Online e WhatsApps. Estamos à disposição do empreendedor por meio de lives com temas diversos, nossos produtos, serviços e consultorias disponibilizados por meio digital.
4. Você acredita que, os que demandam serviços ao Sebrae, 80% do nosso mercado, vão conseguir resistir ou reagir? Como o Sebrae intervém para dar o suporte técnico/gerencial?
Acreditamos e lutamos no dia a dia para que as empresas reajam e consigam superar esse momento delicado. Para isso, dedicamos 100% dos trabalhos dos nossos analistas e consultores que estão disponíveis para atender e apontar as soluções ideais.
5. Qual sua mensagem ao Pará e ao Brasil?
A palavra-chave desse momento é “calma”. Quando nos desesperamos, perdemos o foco. Precisamos respirar, analisar o cenário e só então agir. O tempo é difícil, pois envolve a saúde e bem-estar de nossas famílias. O empreendedor ainda tem duas grandes preocupações: o cuidado com sua família em casa e o cuidado com os negócios. Por isso, repito: busquem o Sebrae nesse momento de dificuldades. Temos expertise para, juntos, superarmos esse momento.