O Rádio perde o brilho de Costa Filho
Costa Filho, faleceu ontem em nossa capital vítima do Coronavírus. Foi um dos mais brilhantes radialistas do Brasil.
Veja a história de Costa Filho com a colaboração do Jornalista Douglas Dinelly, editor e apresentador da Rádio CBN/Rede Amazônica.
Antonio Maria Zacarias Costa Filho nasceu em 19 de maio de 1938 na cidade de Ourém, interior do Pará. Ainda jovem, sempre manifestou seu fascínio pelo rádio. Em uma de suas histórias de criança, ele contava que gostava de ouvir sua voz ecoando dentro de um vaso com um resto de água ao fundo.
Ainda jovem, mudou-se para capital paraense. A convite de um amigo da época, passou a trabalhar como corretor de imóveis, ofício que exerceu por muito tempo o qual sustentava sua família na época que consistia nele, na esposa e duas tias.
Em certo momento, recebeu uma proposta de um radialista para fazer um teste de locução na Rádio Liberal. Desde então, passou a exercer a profissão dos seus sonhos apresentando o programa que levava seu nome “Costa Filho Show”. Naquela empresa, chegou a ser diretor por muito tempo.
Por mais de 45 anos, conduziu o programa ” Costa Filho Show” de segunda a sexta feira de 6h as 10h. Devido à mudanças na grade de programação a rádio, o programa acabou tendo uma redução de horário passado a ser exibido até às 9h da manhã. Aos sábados, encantava seus ouvintes com músicas da jovem e da velha guarda no programa “Bondinho da Saudade” no horário 6h as 9h. Os programas foram líderes de audiência. Costa Filho levava aos ouvintes informações, músicas, curiosidades, brincadeiras com adivinhações além de várias outras atrações.
Nos últimos anos, Costa Filho apresentava seu programa pela Rádio Marajoara com o mesmo conteúdo que rendeu-lhe uma legião de fãs.
Mais recentemente (desde 2019) passou a apresentar seu programa por meio da web rádio Estado Digital a qual era retransmitida pela Rádio Marajoara de 8h às 9h da manhã.