Alunas e alunos de Comunicação Social da Unama visitam sede da Rádio CBN em Belém


Nesta quinta-feira (24), cerca de 40 estudantes de Jornalismo e Publicidade da Unama visitaram a redação da CBN Amazônia, Belém. A visita aproximou os estudantes da rotina de trabalho e possibilitou uma imersão aos bastidores da rádio que toca notícia.
Os alunos conseguiram acompanhar de perto como funciona os bastidores e como é a dinâmica de produção dos profissionais que colocam as notícias no ar diariamente.
A visita foi supervisionada pelos professores da Unama, Ivana Oliveira e Guarany Júnior.
Para o Professor Guarany Junior, a programação faz parte da Semana Ubíqua da Unama, e é fundamental para que os alunos compreendam a importância da rádio no cenário atual. “É importante a percepção da credibilidade, dinamismo, instantaneidade e da renovação permanente que o rádio proporciona. O rádio é um componente importante para todas as pessoas. É interessante que os alunos saibam que a presença do rádio na Amazônia e como está na relação direta de uma geradora de informações sobre a cultura, biodiversidade e hábitos populares da nossa região que é tão potente e importante em todo o mundo”, afirmou o professor.
Para a Professora Ivana Oliveira, a experiência serviu para aproximar os alunos das ondas da rádio e nutrir a esperança de novos profissionais apaixonados pelo rádio. “Esse tipo de experiência acadêmica não só acrescenta para o conhecimento da prática do jornalismo como também mostra pra ele a velocidade desse veículo e apaixona também. Hoje a gente teve uma experiência muito legal que vai se transformar em uma memória afetiva e vai trazer muitos profissionais para o rádio. Essa é a minha esperança”, disse Ivana.

A coordenadora de jornalismo da rádio CBN Belém, Tatiane Lobato, compartilhou com os alunos da Unama como funciona os bastidores da produção das notícias que vão ao ar na 102.3 FM e destacou a importância de esclarecer e mostrar aos alunos de comunicação as mudanças e novas adaptações do rádio no cenário atual.
“O rádio é um veículo centenário que atualmente está em multiplataformas. Atualmente a gente pode acompanhar as notícias que estão no rádio no youtube e com imagens, oferecendo mais para aquele ouvinte que está com a gente de maneira cativa. É muito bacana quando a gente consegue compartilhar isso com uma nova safra de jornalistas e publicitários que estão chegando. Fazer com que esses alunos entendam que esse é um mercado que eles podem estar, isso pra gente é uma alegria imensa”, contou a jornalista.
Durante a visita, o programa local de esportes da rádio CBN foi ao ar, e dois alunos foram “escalados” para participar ao vivo. O convite pegou os alunos de surpresa, mas a experiência vai ficar guardada pra sempre na memória dos estudantes. “Eu não esperava ser chamado, fui pego de surpresa e na hora fiquei bem nervoso. Fiquei muito feliz pela oportunidade pois a CBN é uma rádio que eu acompanho há um tempo e hoje foi um prazer dividir a mesma sala com os profissionais que eu já acompanhava”, disse Enzo Quaresma, estudante do quinto semestre de jornalismo da Unama que participou do CBN esportes.
A visita reforçou o papel das experiências práticas na formação de futuros comunicadores. Os alunos puderam enxergar além da teoria aplicada em sala de aula, entender as transformações do veículo e inspirar novos passos para uma carreira acadêmica e profissional, além de mostrar que as ondas da rádio na amazônia seguem vivas com tecnologia, modernidade e qualidade.
Texto: Caio Brandão com supervisão de Ivana Oliveira
Fotos: Ivana Oliveira e Caio Brandão