Jornalista Ivana Oliveira, professora da UNAMA, faz palestra em projeto do TJPA


Foto: Uchoa Silva/Ascom-TJPA
A professora Ivana Oliveira, dos cursos criativos e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA), foi a palestrante convidada da segunda edição de 2025 do projeto Justiça na Escola, promovido pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

O evento ocorreu na terça-feira, 29, no prédio-anexo do TJPA, e teve como públicos estudantes de Ensino Médio das escolas estaduais Cordeiro de Farias, Lauro Sodré e Albanízia de Oliveira Lima.

Doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA), Ivana Oliveira conduziu a palestra “A ONU, a COP e a importância da Cooperação Internacional”, abordando questões urgentes ligadas à crise climática global e ao papel da juventude na construção de soluções sustentáveis. Ela apresentou detalhes sobre a COP 30, a conferência climática da ONU que será realizada em Belém, em novembro deste ano.

Durante sua apresentação, a professora ressaltou o papel transformador da juventude frente aos desafios ambientais: “É fundamental que os jovens entendam que eles não são apenas herdeiros das consequências da crise climática, mas também protagonistas das mudanças necessárias. A COP 30 em Belém é uma oportunidade histórica para que essa geração se posicione e contribua ativamente com propostas e ações concretas.”
Criado em 2022 e institucionalizado pela Portaria nº 2.831/2022, o Justiça na Escola tem como objetivo aproximar o Poder Judiciário das comunidades escolares, promovendo debates sobre temas de relevância social. Em sua quarta edição, o projeto tem como foco em 2025 a COP 30 e o fortalecimento da consciência socioambiental entre os jovens.
Fonte: TJPA/Por Rodolfo Marques