Rádio Alepa FM completa seis meses de programação e se destaca como marco na comunicação do parlamento estadual

Há seis meses no ar, a Rádio Alepa FM 101.5 vem se consolidando como um dos mais importantes instrumentos de comunicação pública do estado, aproximando ainda mais o trabalho da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) da população. Idealizada dentro de um projeto que prioriza a transparência, a cidadania e a valorização da cultura paraense, a emissora integra a Fundação de Rádio e Televisão da do Poder Legislativo paraense.
Desde sua implementação, a iniciativa conta com o apoio do presidente da Casa, deputado Chicão (MDB). Como chefe do Legislativo, o parlamentar assumiu um compromisso com o fortalecimento da comunicação do Parlamento, também deixando um legado importante de transformações. “Nosso trabalho só vai ter o alcance que desejamos se entendermos a importância deste quarto poder para chegar até as pessoas. A comunicação é um pressuposto da transparência e por isso tem sido prioridade na nossa gestão”, destacou.
Desde sua estreia, no dia 4 de novembro de 2024, a Rádio Alepa 101.5 FM tem ampliado o acesso às informações do legislativo com uma programação essencialmente paraense e democrática. A faixa das 9h ao meio-dia reúne entrevistas, podcasts, reportagens especiais e momentos dedicados à música popular paraense.
“Esse projeto é fruto de uma construção coletiva, mas com o olhar atento e estratégico do presidente Chicão, que compreendeu desde o início a importância de uma rádio pública forte, capaz de traduzir o que acontece na Alepa de forma acessível e cidadã para todos os paraenses”, destaca a presidente da Fundação de Rádio e Televisão da Alepa, Haynna Hálex. A jornalista reforça que o objetivo da Rádio Alepa FM 101.5 é informar com leveza, sem deixar de pautar assuntos de relevância, garantindo espaço para temas de interesse da sociedade e para a promoção da diversidade cultural do estado.
“Chegamos a mais de 2,4 milhões de paraenses com a transmissão da 101.5 FM cobrindo Belém, Ananindeua, Barcarena, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara, Santa Isabel e ilhas como Cotijuba e Mosqueiro. Isso mostra que nosso compromisso vai além da sede do Parlamento — queremos alcançar cada cidadão com informação de qualidade, prestação de serviço e respeito à diversidade do nosso povo”, ressalta Haynna Hálex.
Identidade paraense pauta programação
Além de conteúdos jornalísticos e institucionais, a rádio também se tornou um espaço de valorização da identidade local. Com uma curadoria musical voltada para artistas da terra, a 101.5 amplifica o alcance da cultura e dos ritmos do Pará, reafirmando o compromisso do legislativo com a promoção e a preservação das manifestações culturais do estado.
“Quando fui chamado para compor a equipe da Rádio Alepa FM, fiquei muito entusiasmado, principalmente por acreditar nesse tipo de projeto, de valorização da cultura paraense por meio da nossa música, nossos cantores e intérpretes. Esse espaço nos ajuda a valorizar ainda mais a cultura do Norte, que também é feita de elementos da Amazônia como um todo”, pontuou Luiz Antônio Batista, conhecido como DJ Tarrika, responsável pela seleção musical da rádio.
“Eu estava acostumado a ter no meu setlist muita música internacional, música popular brasileira – MPB, e quando o projeto veio e eu fiquei tendo conhecimento que iríamos inserir a música popular paraense MPP. E a minha responsabilidade na rádio é navegar na internet, procurar músicas novas, intérpretes e cantores e cantoras paraenses, e resgatar também a MPP antiga dos nossos artistas já consagrados. E são muitos, e isso me abriu um horizonte muito grande. A nossa cultura é muito fértil e abrange de A a Z em termos de programação e de tendência de ritmo”, finalizou o DJ Tarrika.
O locutor Raphael Guimarães lembra que o rádio ainda é o meio de comunicação que chega mais próximo da população e que, através de uma linguagem leve e desenrolada, em clima de bate-papo, é possível levar as principais notícias e serviços do parlamento. “Esse é mais um meio de garantir a transparência da atuação do Poder Legislativo e seus processos, além de abraçar toda a cultura local com uma programação totalmente voltada para os paraenses, com o melhor do nosso povo e a sua história”, ressaltou.
Fonte: Ascom/Alepa Por Ana Paula Sampaio/ Reportagem por Natália Mello- AID – Comunicação Social