Lançamento do II Prêmio Ampla será nesta sexta (9), com foco na temática ambiental
A iniciativa, criada em 2024, reconhece reportagens que trazem à tona soluções reais, práticas e transformadoras para o bioma amazônico

Com o tema “COP 30, soluções para os desafios climáticos e para o desenvolvimento amazônico”, será lançada nesta sexta-feira (9), a partir das 19h, a segunda edição do Prêmio Ampla de Jornalismo, no Celebrate Eventos, em Belém. A jornalista Giuliana Morrone, que por anos foi comentarista do Jornal da Globo, será a anfitriã da programação, e também a responsável pela curadoria da premiação. Os vencedores serão conhecidos em dezembro deste ano.
A iniciativa, criada em 2024, reconhece reportagens que trazem à tona soluções reais, práticas e transformadoras para o bioma amazônico. Nesta nova edição, as inscrições poderão ser feitas em quatro categorias: Nacional, Local, Digital e Fotojornalismo. As premiações chegam a R$ 20 mil.
“A gente ampliou a premiação em um ano-chave, um ano de COP 30, porque 2024 mostrou que a Ampla já começou grande. Eu fico até ansioso, porque sei que as propostas agora em 2025 serão de uma contribuição ainda maior”, prospecta Giussepp Mendes, um dos fundadores da Ampla e idealizador do prêmio.
Em 2025, a plataforma Ampla Amazônia reafirma seu papel no incentivo ao jornalismo que valoriza a diversidade, a inovação e o desenvolvimento sustentável na região. Após o sucesso da primeira edição, o evento se consolidou como uma das principais premiações voltadas à cobertura da Amazônia, convidando jornalistas de todo o Brasil a amplificar vozes, experiências e soluções para um futuro mais verde e justo.
Em um momento em que a região ganha protagonismo internacional, a premiação reconhece reportagens que trazem à tona soluções reais, práticas e transformadoras para o bioma amazônico. “Estamos falando de uma premiação voltada para a sociedade amazônida, às questões, às demandas dos ribeirinhos, indígenas e quilombolas. Então a nossa expectativa é a melhor possível”, complementa Giussepp.
Com realização da Ampla Amazônia, a premiação é idealizada pelos escritórios Pinheiro & Mendes Advogados (PMA) e Fonseca Brasil, e a segunda edição conta com importantes parceiros para promover o evento. Em 2025, o reconhecimento será possível graças ao apoio da Business Eventos e da Acassu, na figura de Patrícia Godoy; da Mídia Center, na figura de Kleber Barros; e da Gráfica Aquarela.
Além disso, há o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA), da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), da Federação do Comércio do Pará (Fecomércio-PA) e da Associação Comercial do Pará (ACP).
Serviço:
II Prêmio Ampla de Jornalismo
Data: 9 de maio, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Celebrate Eventos, na Tv. Almirante Wandenkolk, 666, Nazaré, Belém
Fonte: Assessoria Ampla/Natalia Mello/Elisa Vaz/Carol Menezes