Saúde

Barros Barreto adquire máquina de fracionamento de medicamentos e aprimora segurança do paciente

Dispositivo realiza a unitarização de até 90% das doses administradas no hospital universitário

Belém (PA) – O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu um novo dispositivo para o fracionamento automatizado de medicamentos. Com capacidade para unitarizar até 2,6 mil doses por hora, o equipamento visa melhorar a rastreabilidade dos medicamentos e garantir mais segurança para os pacientes atendidos pela instituição.
Foto: Divulgação
A tecnologia permite realizar o fracionamento automático de comprimidos, cápsulas, ampolas e frascos-ampolas, embalando cada unidade individualmente e registrando informações essenciais, como nome do produto, dosagem, validade e lote, por meio de código de barras, garantindo mais controle e segurança.
 
Antes e depois
No fracionamento manual, os profissionais precisavam cortar individualmente as cartelas e cápsulas e etiquetar cada unidade. Esse processo exigia mais tempo e aumentava o risco de falhas humanas. Com o novo sistema, o hospital minimiza as possibilidades de erro e assegura que cada paciente receba a dose correta. “Com a automação, conseguimos mais eficiência e segurança, garantindo que o paciente receba o medicamento na quantidade exata, reduzindo os riscos de dosagem inadequada”, explicou Aline Ribeiro, chefe do Setor de Farmácia do HUJBB.
Foto: Divulgação
O equipamento reforça a segurança e gera benefícios financeiros, com a redução de desperdícios, e operacionais, por meio da otimização dos processos internos. “Há otimização dos estoques, pois são dispensadas apenas as quantidades exatas prescritas pelo médico, o que otimiza os recursos do hospital e reduz perdas”, ressaltou Aline Ribeiro.
Foto: Divulgação
Sobre a Ebserh 
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Assessoria Unidade de Comunicação Regional 13 PA/AP
COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo