Moda e Beleza

Dia das Mães e da família: Suzano destaca histórias inspiradoras de mulheres que unem talento e sustentabilidade

Grupo de Mulheres Empreendedoras reúne mães e filhas e promove o empoderamento feminino

Alcileia Rodrigues era apenas uma menina quando se tornou mãe. Tinha 14 anos, um mundo cheio de dúvidas e apenas uma certeza: nada faltaria para sua filha. Ao longo da vida, Alcileia teve mais três filhos e se define com uma palavra ao longo dessa trajetória: empoderada. “Hoje, com 60 anos, estou mais empoderada e mais realizada do que antes porque olho para trás e vejo que consegui criar meus filhos”, afirma a artesã. Foi na costura que Alcileia viu a sua vida mudar e, com facilidade para trabalhos manuais, também se desenvolveu no artesanato.

É por meio do artesanato que Thaís Helene Martins, mãe de dois meninos, garante a renda necessária para o sustento de sua família. Entre os itens produzidos pela Thaís estão bolsas, mochilas e necessaires. Alguns confeccionados a partir de uniformes antigos da empresa Suzano, que antes seriam descartados, mas acabam virando produtos diferenciados, contribuindo para a redução de resíduos gerados pela unidade com um impacto positivo para a comunidade.

Foto: Divulgação

Em comum, além do artesanato, Alcileia Rodrigues e Thaís Martins participam do Grupo de Mulheres Empreendedoras, apoiado pela Suzano, a maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto. A iniciativa tem como objetivo incentivar e apoiar mulheres do bairro da Sacramenta e regiões próximas a criar e impulsionar seus próprios negócios, promovendo geração de renda e fortalecendo a economia local. Ao empoderar essas mulheres, o grupo contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes, fortalecendo a comunidade, criando um ciclo de prosperidade e autonomia.

A troca de ideias e incentivos é uma parte essencial para fortalecer tanto os negócios quanto os laços familiares. Foi a partir de uma conversa com Thaís que Ruth Helena Martins, 60 anos, mãe de quatro filhos e culinarista, se tornou uma participante do Grupo. “Conheci o Mulheres Empreendedoras por causa da Thaís, minha filha mais velha. Ela começou a participar do projeto primeiro e convidou eu e a Laís, minha filha mais nova, a entrarmos juntas. Hoje estamos nos dando bem! Nosso orçamento já melhorou, uma ajuda a outra. Antes eu vendia os produtos apenas em casa, desde que elas eram crianças. Fui mãe e pai dos meus filhos, então ter esse sustento para mim é tudo!”, afirma Ruth.

Como parte da estratégia socioambiental da companhia, quinzenalmente a Suzano abre as portas de sua fábrica em Belém para que o Grupo de Mulheres Empreendedoras possa comercializar seus produtos aos colaboradores da empresa em um espaço chamado de “Feirinha Sustentável”. Entre os produtos comercializados estão roupas, adereços, peças decorativas e diversos tipos de comidas. Parte dos produtos feitos pelo grupo também estão disponíveis na loja colaborativa que funciona no coração da Sacramenta, na Passagem São Pedro, nº 659, e tem atraído muitos moradores do bairro.

Ao apoiar iniciativas que geram renda e promovem o desenvolvimento sustentável das comunidades próximas de suas operações, como o Grupo de Mulheres Empreendedoras, a Suzano reforça os seus Compromissos para Renovar a Vida, metas de longo prazo estabelecidas pela companhia e alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Dessa forma, a empresa amplia seu impacto positivo e colabora com a promoção de mudanças significativas na sociedade.

“O empreendedorismo, especialmente o feminino, é um dos pilares de atuação da Suzano nas comunidades onde estamos presentes. Trabalhamos para fortalecer esse protagonismo feminino e promover a evolução das mais diversas iniciativas apoiadas pela companhia com o foco no desenvolvimento sustentável das localidades. É muito gratificante para nós incentivar as participantes a buscarem autonomia financeira por meio dos seus próprios negócios. A união dessas mulheres, mães e filhas, que se empoderam e buscam juntas, como coletivo, oportunidades de crescimento e autonomia nos prova que, quando investimos em pessoas, podemos colher um futuro cada vez mais sustentável e colaborativo para todos e todas.”, garante Diego de Souza Carrara, Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

Sobre a Suzano:

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br

Fonte: Jambo Comunicação
Por: Fabiana Cabral

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo