No domingo, 28 de junho, às 10h30, a Sala Augusto Meira Filho (Arte Doce Hall) será palco de um concerto especial da Orquestra Jovem Vale Música Belém, com entrada gratuita. O evento contará com a participação de dois nomes portugueses de reconhecimento internacional: o maestro Rui Miguel Marques e o pianista Bernardo Santos. O projeto Vale Música Belém é realizado pela Fundação Amazônica de Música e tem o patrocínio da Vale, com iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Rui Miguel Marques é o atual Maestro Assistente da Stavanger Symphony Orchestra, na Noruega, uma das principais da Europa, e vem se consolidando como uma das grandes promessas da regência no continente. Desde janeiro de 2025, atua ao lado do maestro titular Andris Poga e de convidados renomados, trazendo ao público experiências musicais marcadas pela precisão e pela sensibilidade interpretativa.
“É um prazer enorme estar com a Orquestra Jovem Vale Música. Será a minha primeira vez em Belém e estou muito entusiasmado. Este concerto faz parte da turnê que eu e Bernardo estamos fazendo no Brasil. Estou ansioso para compartilhar música e energia com o público paraense”, comenta Rui Miguel. Pianista Bernardo Santos Foto: Vale
Bernardo Santos, por sua vez, é um pianista de carreira internacional que já se apresentou em mais de vinte países, em salas icônicas como o Royal Albert Hall, em Londres, a Tonhalle Düsseldorf, na Alemanha, e a Sala São Paulo. Reconhecido pela versatilidade e intensidade artística, Santos é hoje um dos nomes mais requisitados da nova geração de pianistas portugueses.
O programa do concerto em Belém trará duas obras conhecidas pela força emocional e pela riqueza musical. O Concerto para piano nº 5 em Fá Maior, Op. 103, “O Egípcio”, de Camille Saint-Saëns, é uma peça vibrante, onde o compositor incorporou ao estilo romântico francês, elementos rítmicos e melódicos que evocam a estética da cultura Egípcia. Já Quadros de uma Exposição, de Modest Mussorgsky, conduz o público por uma verdadeira galeria sonora, em que cada movimento representa um quadro diferente, transformando a obra em um espetáculo grandioso e cheio de cores musicais.
Marília Caputo, coordenadora artística do projeto Jovem Vale Música, destaca a importância desse intercâmbio para os jovens músicos da região: “Ter a oportunidade de trocas com grandes nomes internacionais como Rui Miguel Marques e Bernardo Santos é um incentivo poderoso para nossos jovens. Essas experiências ampliam horizontes, despertam novas perspectivas e reforçam o compromisso deles com a arte e com a música como caminho de transformação”, diz.
Serviço:
Apresentação da Orquestra Jovem Vale Música com participação do maestro Rui Miguel Marques e do pianista Bernardo Santos
Quando: 28 de junho
Onde: Sala Augusto Meira Filho – (Av. Gov Magalhães Barata, 1022 – Nazaré)
Hora: 10h30
Entrada gratuita
Sobre a Vale
A Vale acredita que a cultura transforma vidas. Pelo quinto ano consecutivo é a maior apoiadora privada da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Sobre o Vale Música Belém
O projeto Vale Música Belém é desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM) e tem patrocínio da Vale, com iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, desde 2004. Atualmente, atende cerca de 300 crianças e jovens, oferecendo oportunidades em diferentes grupos musicais, como a Orquestra Jovem, Grupo de Flautas Doces, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara, Orquestra de Violinos e Coral infantojuvenil.
Fonte: Relacionamento com a Imprensa Regional / Media Relations
Guarany Jr - Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.