Paraense Hans Costa: o Pará e a Unama ganham mais um Doutor
Hans Costa é coordenador dos cursos de Comunicação Social da Unama
O professor Hans Costa, coordenador do Curso de Comunicação da Unama, conclui o seu doutorado pela UFPA.
Na defesa de sua tese de doutorado pela Universidade Federal do Pará, Hans Consta comenta:
“O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a dinâmica comunicativa, cultural e social dos padrões de consumo produzidos nas festas de aparelhagem Seus objetivos específicos são (1) Contextualizar histórica e culturalmente as festas de aparelhagem; (2) Explorar a relação da intersubjetividade e do consumo a partir da noção de ritual; (3) Identificar e analisar os padrões de consumo presentes nas festas de aparelhagem. O trabalho é de abordagem qualitativa e o procedimento metodológico foi forjado na coesão entre fenomenologia, etnografia e hermenêutica”.
O professor doutor Hans Costa acrescenta: “No horizonte da pesquisa insere-se a tentativa de compreender a experiência comunicativa, enquanto experiência sociocultural e por meio da ideia de intersubjetividade. Essa abordagem metodológica proporciona compreender as dinâmicas comunicacionais presentes nas interações sociais e perceber como elas possuem uma dimensão que transcende o imediatamente vivenciado. Ao todo participamos de 4 festas de diferentes estilos, sendo 2 (duas) da temática saudade (Lendário Rubi e Furioso Carabao) e 2 (duas) do estilo dos bregas e músicas mais recentes”.
Finalizando, diz Hans Consta: “Desta maneira, buscamos identificar elementos que eram recorrentes na prática de consumo durante as festas. Observamos que os atos de consumo nessas festas são carregados de significados que vão além da mera aquisição de bens ou serviços, funcionando como veículos para a expressão de valores, estilos de vida, e pertencimento a determinadas comunidades ou grupos sociais”.
Edição por Caroline Hollanda