Mercado

Caravana ‘Água Pará’ registra mais de 1.500 atendimentos em Santarém

Programa da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) garante descontos na conta de água para famílias de baixa renda

A caravana do programa Água Pará encerrou, neste domingo (28), a passagem pelo município de Santarém, na região do Baixo Amazonas. Durante os quatro dias da ação, mais de 1.500 famílias buscaram atendimentos para cadastro, atualização ou reinserção no programa que garante o custeio, no período de dois anos, de até 20 metros cúbicos (20 mil litros de água), de famílias de baixa renda. 

A família da dona de casa, Edenilde Barbosa, sobrevive com um salário mínimo. Inscrita no “Água Pará”, desde o ano passado, ela procurou o posto de atendimento da caravana para renovar o cadastro e garantir a ajuda providencial assegurada pelo governo do Pará.

Foto: Divulgação

“Agradeço muito por existir esse benefício que nos ajuda nas contas. Economizando na conta de água, já ajuda a pagar uma conta de energia, do gás, e até na compra de alimentos para a minha família”, explicou Edenilde.

Realizada no barracão comunitário do bairro Livramento, a ação atendeu clientes da Cosanpa, de todos os bairros da cidade. A professora Conceição Vieira é moradora do bairro Livramento e comemorou a passagem da caravana. “Muitas famílias terão a sua conta de água zerada no fim do mês, e isso é muito bom, porque o dinheiro que gastariam para pagar a água já pode usar para outras despesas”, contou Conceição. 

Coordenador operacional do “Água Pará”, Robson Querino destacou os resultados da caravana em Santarém. “Nós estamos em Santarém desde o dia 24. Também passamos por Itaituba e nos dois locais estamos tendo um retorno muito grande para a ação. A nossa meta em Santarém era chegarmos a 1.500 clientes. Até o último sábado já tínhamos cadastrado mais de 1.100 clientes e pelo volume de pessoas deste último dia, certamente superamos este número”, ressaltou Robson.

Foto: Divulgação

Além de novos cadastros, a caravana é uma oportunidade para que os beneficiários mantenham a inscrição no programa. “A gente está conseguindo aumentar o número de clientes para receber o benefício e conseguindo manter aqueles que já estão recebendo. Por isso, além de novos cadastros, houve também uma grande procura de clientes para manter o benefício. Então, foi uma ação muito vantajosa para a população”, acrescentou Robson.

O programa 
Operacionalizado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), o programa já beneficiou cerca de um milhão de pessoas com o pagamento das contas de água de famílias. O foco são as unidades residenciais com registro de consumo médio mensal de até 20 metros cúbicos (20 mil litros de água). O valor total investido pelo governo do Estado se aproxima de R$ 600 milhões. 

Foto: Divulgação

Cadastro
Para ser beneficiado é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), e o registro da conta de água com a mesma titularidade do CPF. Para as famílias que têm registro no CadÚnico e são clientes da Cosanpa, basta comparecer a um dos polos de atendimentos da Companhia, com os seguintes documentos: originais e cópias do RG e CPF, uma conta da Cosanpa, comprovante de residência, cartão do Programa Bolsa Família ou resumo do CadÚnico. O consumo excedente aos 20 metros cúbicos garantidos pelo programa é pago pelo consumidor. 

 

Fonte: Agência Pará

Texto de Meliny Campos / Ascom Cosanpa

Por Flávia Araújo (COSANPA)

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo