Meio Ambiente

Jader Filho destaca, na abertura do Fórum UrbanShift, protagonismo das cidades amazônicas nas discussões climáticas

O ministro das Cidades apresentou um painel no Fórum UrbanShift, onde defendeu que os debates sobre as soluções para conter as mudanças climáticas e preservar a Amazônia devem partir dos centros urbanos da região.

Em mais uma agenda desta terça-feira (16) na capital paraense, o ministro das Cidades, Jader Filho, apresentou um painel temático na abertura da programação do Fórum UrbanShift, que reúne autoridades nacionais e representantes de entidades internacionais para discutir o desenvolvimento sustentável e soluções para as mudanças climáticas.

Esta é a primeira vez em que o Fórum UrbanShift é realizado na América Latina. A escolha de Belém (PA) para sediar esta edição se deve ao fato de que a cidade será a sede da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP 30) para o debate das mudanças climáticas, a ser realizada em novembro de 2025.

Toda a discussão e as apresentações do painel seguiram sob a seguinte pergunta: “qual é o papel das cidades na mudança do clima, prosperidade econômica e qualidade de vida?” Diante do questionamento, os painelistas se dedicaram a expor ao público presente alternativas para trazer à tona o protagonismo devido às cidades.

Em sua fala, o ministro Jader Filho defendeu que as soluções para os problemas ambientais globais devem partir das próprias cidades, em especial as que estão situadas no contexto amazônico.

“Não consigo acreditar em um futuro promissor sem a inserção das pessoas nesta discussão. Como é possível transformar esses atores, que estão no cotidiano da Amazônia, e, ao mesmo tempo, deixá-los invisíveis? Não podemos ignorar o fato de que as pessoas são peças fundamentais na elaboração das ações que visam frear as mudanças climáticas, visto que em uma realidade com a amazônica, a maioria da população vive nas cidades da Amazônia. Por isso elas não podem ser invisibilizadas”, pontuou.

O ministro das Cidades reforçou o argumento de que as pessoas devem ser protagonistas do debate climático mundial. “Se nós, quando falamos de meio ambiente, só falamos da floresta e da biodiversidade, esquecendo que essas pessoas precisam comer, ter qualidade de vida, como essas pessoas vão se sentir partes integrantes nessa luta?”, disse.

Além de Jader Filho, também participaram do evento o secretário nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades, Carlos Tomé Jr., a secretária nacional de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Márcia Barbosa, o secretário nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), Adalberto Maluf Filho, o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura e o Diretor de Cidades do WRI (World Resources Institute) Brasil, Luiz Antônio Lindau.

FÓRUM URBANSHIFT

O evento iniciado nesta terça-feira (16) segue até o dia 19 de abril. Consiste em uma iniciativa da plataforma UrbanShift voltada a cidades convidadas e membros da plataforma, governos nacionais, sociedade civil, academia e instituições do setor privado e financeiro que trabalham em tópicos de desenvolvimento urbano sustentável para compartilhar  práticas, fazer networking, identificar oportunidades de colaboração e promover a ambição climática e metas das agendas internacionais.

Ao total, devem participar dos quatro dias de evento pessoas de mais de 10 países e 40 cidades diferentes. O Fórum UrbanShift América Latina se concentra também na compreensão, no envolvimento e na contribuição para o financiamento de iniciativas transformadoras que estão moldando as cidades do futuro.

 Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo