Governadora Hana Ghassan entrega Usina da Paz de Santarém
A 32ª Usina da Paz do Pará é a primeira aberta na Região de Integração do Baixo Amazonas e amplia o acesso da população a mais de 70 serviços gratuitos de cidadania, saúde, educação, esporte e qualificação profissional
A governadora do Pará, Hana Ghassan, entregou, nesta terça-feira (23), a Usina da Paz de Santarém, no Oeste paraense. A nova UsiPaz é a 32ª aberta pelo governo do Estado, dentro de um dos maiores programas integrados de cidadania, transformação social e prevenção à violência da América Latina. A entrega do complexo, que garante o acesso da população a mais de 70 serviços gratuitos de cidadania, saúde, educação, esporte e qualificação profissional, também marcou as celebrações pelo aniversário de 365 anos da cidade.
A nova Usina da Paz é a primeira implantada na Região de Integração do Baixo Amazonas e beneficia diretamente milhares de famílias de Santarém e de municípios vizinhos.

Durante a cerimônia, a governadora Hana Ghassan destacou que a entrega da obra simboliza o compromisso do governo do Pará com a redução das desigualdades e a ampliação de oportunidades para toda população do Estado.
Veja no video, o que diz a governadora.
“É muito bom estarmos aqui hoje, fazendo a entrega do maior instrumento de transformação do Brasil, que é a Usina da Paz. Este é um espaço feito para a população e será a segunda casa da comunidade, onde todos os serviços serão gratuitos. Qualquer morador pode vir aqui e participar. Todos os espaços são livres para que a população possa estar diariamente aqui. Além de parabenizar pelo aniversário deste importante município, seguimos entregando obras para Santarém”, ressaltou a governadora Hana Ghassan.
Estrutura moderna e integrada
Localizada na avenida Pirelli, nas proximidades da rodovia Fernando Guilhon, a nova Usina da Paz de Santarém possui estrutura moderna e integrada, que reúne, em um único local, espaços como complexo poliesportivo, piscina, teatro, bibliotecas, salas de capacitação profissional, laboratórios de informática e robótica e espaços para atividades culturais, além de ambientes destinados a atendimentos de saúde e cidadania.
O prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, ressaltou a chegada do espaço público para o fortalecimento das políticas sociais no município.

“Hoje estamos comemorando a entrega de um grande investimento para Santarém. É o maior programa de inclusão social da América Latina, que chega para atender a população santarena, junto com outras obras, como o Hospital Materno Infantil e o programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’”, destacou o gestor municipal.
A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Marilda Braga, enfatizou o impacto social que a nova UsiPaz Santarém terá para a região. “A Usina da Paz de Santarém representa a chegada de um modelo que já transformou a realidade de milhares de famílias paraenses. Esse espaço foi pensado para acolher, cuidar e gerar oportunidades. É um investimento permanente na cidadania, na inclusão social e no desenvolvimento humano”, destacou Marilda Braga.
Expectativa transformada em realidade
A inauguração foi acompanhada por moradores que celebraram a chegada do complexo à cidade. O professor Washington Correia destacou a importância da nova estrutura para as futuras gerações.

“Este é um espaço muito interessante, principalmente para os nossos jovens e para todos que vão poder utilizar esse local de convivência e desenvolvimento cognitivo, social e pessoal. Em termos de quantidade e interdisciplinaridade nos serviços oferecidos, principalmente visando ao desenvolvimento pessoal dos moradores, com certeza é um espaço inovador, que chegou para o desenvolvimento da cidade e da população”, avaliou.
A vendedora Mileide Alves, moradora do bairro Salvação, também comemorou a entrega da obra e falou sobre a expectativa para aproveitar os cursos de capacitação profissional que serão oferecidos na UsiPaz Santarém.
“Eu acompanhei a construção dessa usina desde o início. É algo que vai nos trazer muitos benefícios para os moradores, como os cursos de culinária e educação. Isso é algo muito gratificante, porque são cursos valiosos que serão oferecidos, e que a nossa comunidade estava precisando. Vou poder me aperfeiçoar na área da gastronomia, e isso é algo que vai me ajudar bastante”, comemorou.

Francilene Soares, moradora do bairro Elcione Barbalho, destacou a importância da obra para a comunidade. Ela relembrou a transformação provocada pela chegada do novo complexo de cidadania.
“Pra mim está tudo maravilhoso. Me sinto orgulhosa por ver a Usina da Paz chegando no nosso bairro. É algo que está vindo para nos trazer muitas coisas boas. Aqui, não tem nem comparação. Antes passávamos por aqui e mal conseguíamos passar na rua. Agora está tudo uma maravilha com a Usina da Paz”, pontuou a moradora.
Transformação social
As Usinas da Paz integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz) e se consolidaram como uma das principais políticas públicas de cidadania do governo do Pará – e uma das mais reconhecidas iniciativas de inclusão e assistência integrada da América Latina. Desde a inauguração da primeira unidade, em 2021, cerca de 15 milhões de atendimentos já foram realizados em todo o Estado.
Com a entrega da Usina da Paz de Santarém, o governo do Pará alcança a marca de 32 Usinas da Paz em pleno funcionamento, consolidando uma das maiores políticas integradas de cidadania, inclusão social e prevenção à violência do País, e fortalecendo a presença do projeto no interior paraense.

Além da nova Usina da Paz de Santarém, o Pará já conta com outras unidades distribuídas pelos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Barcarena, Cametá, Castanhal, Capanema, Salinópolis, Igarapé-Miri, Moju, Bragança, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tomé-Açu, Itaituba, Tucuruí, Paragominas, Marabá, Altamira, Redenção, Parauapebas, Canaã dos Carajás e São Félix do Xingu.
Na próxima quinta-feira (25), será a vez do município de Óbidos celebrar a chegada da Usina da Paz, dando continuidade ao processo de expansão da rede estadual na região do Baixo Amazonas.
Mais cinco novas unidades seguem em construção nos municípios de Ananindeua (segunda unidade, no bairro Distrito Industrial), Viseu, Breves, Portel e Parauapebas (segunda unidade).
Serviço:
A partir desta quarta-feira (24), a Usina da Paz Santarém estará de portas abertas, às 8h, para dar início ao acolhimento da comunidade e às inscrições para atendimentos. O complexo está localizado na avenida Pirelli, nas proximidades da rodovia Fernando Guilhon.
Fonte: Agência Pará
Por Matheus Rocha (SEAC)






