Social

Tolerância Zero: 11 motoristas são autuados por alcoolemia

Operação da Segbel identificou condutores em situação irregular e encaminhou um caso à delegacia de Outeiro

A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) autuou 11 condutores por alcoolemia durante a Operação Tolerância Zero, realizada neste domingo (21), em Outeiro, distrito de Belém. A fiscalização teve como objetivo intensificar o combate à direção sob influência de álcool e garantir mais segurança para motoristas, passageiros e pedestres.Na operação equipes de agentes de trânsito ocuparam pontos estratégicos do distrito e realizaram abordagens e verificação das condições dos veículos e dos condutores.

Ao todo, nove veículos foram removidos e um motorista encaminhado à delegacia após ser identificado em situação que configurava crime de trânsito.O diretor de Trânsito da Segbel, Rogério Brasil, explicou que as ações de fiscalização fazem parte de uma estratégia permanente para reduzir infrações e prevenir ocorrências nas vias da capital. “Nosso objetivo é atuar de forma preventiva, orientando os condutores e retirando das ruas situações que possam representar risco.

A combinação de álcool e direção continua sendo uma das principais preocupações no trânsito, por isso as fiscalizações são intensificadas em diferentes pontos da cidade”, afirmou Rogério.Durante uma das abordagens, os agentes identificaram um condutor com sinais de alteração compatíveis com o consumo de bebida alcoólica. O motorista aceitou realizar o teste do etilômetro, que apontou 0,83 mg/L de álcool por litro de ar alveolar. O resultado ultrapassa o limite previsto na legislação e caracteriza crime de trânsito. Diante da constatação, o condutor foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais.

Crime

Pela legislação brasileira, dirigir sob influência de álcool ou de substâncias psicoativas é considerado infração gravíssima. Quando o teste aponta resultado de até 0,33 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, o motorista está sujeito à multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.Já os resultados iguais ou superiores a 0,34 mg/L configuram crime de trânsito, podendo resultar em multa, suspensão da CNH e pena de detenção de seis meses a três anos. Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor da multa é dobrado.Operações como a Tolerância Zero são contínuas em Belém, com foco na fiscalização, educação e conscientização dos condutores. O respeito às regras de trânsito é fundamental para evitar acidentes e preservar vidas.

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr - Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo