Saúde

Hospital Geral de Tailândia intensifica ações de combate ao mosquito da dengue

Unidade orienta usuários e disponibiliza exames complementar do teste do laço, de teste rápido (NS1), sorologia para dengue e hemograma

Acompanhando o cenário epidemiológico da dengue e de outras arboviroses no Pará, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) está intensificando ainda mais os cuidados para garantir a saúde da população. Entre as medidas adotadas, destaca-se a realização de capacitação da equipe para atualizar estratégias de enfrentamento e aprimorar o fluxo de atendimento a pacientes, proporcionando assistência de qualidade e assegurando o bem-estar da comunidade atendida.

A capacitação, que está sendo realizada durante o mês de março, vem abordando aspectos como o fluxograma de atendimento, a importância das notificações, a solicitação de exames laboratoriais e a relevância do exame da prova do laço.

Sobre o procedimento: deve ser aplicado em pessoas com suspeita clínica das doenças e que apresentem sinais e sintomas. Também conhecido como Prova do Torniquete ou Teste de Fragilidade Capilar, a prova faz parte das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o diagnóstico.

Como um dos pontos abordados no treinamento, a prova do laço proporciona uma abordagem padronizada e eficiente para casos de dengue, a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Emanuelle Campiolo, explica a importância desse método.

“De natureza simples, o exame consiste em aferir a pressão arterial insuflando o esfigmomanômetro até ao valor médio entre a pressão máxima e a mínima. Em seguida, desenha-se um quadrado no antebraço da pessoa. O resultado do teste é considerado positivo se houver 20 ou mais petéquias (os pontinhos vermelhos) em adultos e 10 ou mais em crianças”.

Durante a atividade, também foram abordados os fluxogramas de casos suspeitos, com a organização do atendimento ao paciente, a importância da notificação para o controle de toda rede de saúde e alinhamento sobre a importância da realização dos exames laboratoriais.

O documento orienta os profissionais de saúde, desde a triagem até o acompanhamento pós-tratamento, assegurando uma resposta ágil e coordenada em todas as fases da assistência. O treinamento também reforçou a importância da notificação imediata de casos suspeitos ou confirmados de arboviroses às autoridades de saúde. “Isso não apenas possibilita uma resposta rápida e eficaz, mas também contribui para a vigilância epidemiológica, permitindo o monitoramento e controle mais efetivo dessas doenças na comunidade”, finalizou Campiolo.

No HGT, além do exame complementar do teste do laço, são realizados exames de IgG, IgM e hemograma. Essa abordagem abrangente permite uma avaliação completa dos pacientes, contribuindo para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.

No Pronto Atendimento (P.A) do HGT, Vera Lúcia acompanhava sua filha para a retirada de uma sonda quando comentou que recentemente ela foi diagnosticada com dengue. Como ex-agente de endemias, Vera ressaltou a importância dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito causador da doença.

Ela aprovou as ações adotadas pelo hospital e compartilhou sua experiência. “Durante muitos anos, trabalhei como agente de endemias, levando conhecimento aos moradores das casas que visitei. É muito importante que todos tenhamos essa consciência e cuidado com nossa saúde e a de nossos familiares. Coisas simples, como virar as vasilhas com água parada, podem fazer toda a diferença na prevenção da dengue.”

Como forma complementar o cuidado, o setor de Tecnologia de Informação (TI), com apoio do NEP do HGT implementou uma abordagem para ampliar a conscientização sobre a prevenção da dengue, por meio da instalação de telas informativas, estrategicamente posicionados, os usuários e colaboradores têm acesso a informações sobre as medidas preventivas contra a doença, fortalecendo a campanha de combate à dengue com cuidados abrangentes e inovadores à comunidade.

“Intensificamos na nossa unidade ações voltadas para o diagnóstico da dengue, montamos estratégias de capacitação e comunicação visual, para que nossas equipes ao identificar sinais e sintomas da dengue, já tenham tomadas de decisões que favoreçam um diagnóstico preciso. Nosso propósito é notificar e investigar todos os suspeitos, a fim de termos dados fidedignos quanto a incidência da doença na nossa região, e prestar uma assistência segura aos nossos usuários, um olhar bem treinado para o agravo em questão, consiste em tempo ganho na assistência do paciente.”, ressaltou a gerente assistencial Ane Francy.

Serviço:

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica na avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

A Unidade tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Fonte: Agência Pará/Ascom HGT
Texto por Andrey Silva

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guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

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