Eficiência: Belém alcança 1º lugar em gestão contábil
Premiação reconhece Belém como a capital brasileira que mais evoluiu em qualidade da informação contábil e fiscal em um ano, o que contribi para uma gestão mais eficiente, transparente e preparada para novos desafios
A transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos são pilares fundamentais para o desenvolvimento das cidades e construção da confiança da população nas instituições públicas. Com investimentos em modernização administrativa, qualificação técnica e fortalecimento dos mecanismos de controle fiscal, a Prefeitura de Belém vem aprimorando processos de gestão financeira, garantindo maior eficiência na aplicação dos recursos e na prestação de contas à sociedade.

O resultado dos esforços da gestão municipal na capital paraense recebeu reconhecimento nacional e a Prefeitura de Belém conquistou o primeiro lugar entre todas as capitais brasileiras na categoria de maior evolução da qualidade das informações contábeis e fiscais, durante a entrega do IV Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.
A premiação foi recebida nesta segunda-feira (22), em Brasília, pelo secretário municipal de Finanças, Marcos Matos, representando a Prefeitura de Belém e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), responsável pelo trabalho de organização, registro e declaração das contas públicas do município.
O prêmio é resultado da avaliação realizada por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), ferramenta utilizada pelo Governo Federal para acompanhar a qualidade, a consistência, a precisão e a transparência das informações financeiras enviadas por estados, municípios e Distrito Federal.
Nesta edição, Belém foi reconhecida como a capital que mais evoluiu no país em relação ao ano anterior, demonstrando avanços significativos na gestão das informações contábeis e fiscais e no cumprimento das exigências de transparência e prestação de contas estabelecidas pelos órgãos de controle.
A melhoria na qualidade das informações fiscais fortalece a credibilidade do município perante os órgãos federais e amplia as oportunidades de acesso a recursos, convênios e investimentos voltados para áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento urbano.
Para o secretário municipal de Finanças, Marcos Matos, a conquista reflete o esforço coletivo dos servidores e o compromisso da gestão municipal com a responsabilidade fiscal.
Além de reconhecer a evolução da gestão financeira municipal, o prêmio demonstra que a Prefeitura de Belém está fortalecendo os processos de planejamento, controle e prestação de contas, garantindo mais segurança no uso dos recursos públicos e ampliando a capacidade do município de captar investimentos e executar políticas públicas para benefício direto da população.
A conquista consolida Belém como referência nacional em evolução da qualidade da informação contábil e fiscal, resultado de um trabalho técnico permanente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Finanças e que contribui para tornar a gestão pública mais eficiente, transparente e preparada para os desafios do crescimento da cidade.
Veja o momento em que a Prefeitura de Belém recebe o prêmio da Secretaria do Tesouro Nacional, em Brasília, e celebra mais um reconhecimento à transparência e à responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
Fonte: Agência Belém de Notícias
Texto: Marli Portilho





