Cultura

1ª edição do Desafio Equatorial Game premia alunos, escolas e professores de Belém, Ananindeua e Marituba

Iniciativa do Programa de Eficiência Energética une educação e tecnologia para incentivar o uso seguro e sustentável da energia, além de promover boas práticas relacionadas ao consumo de água e à coleta seletiva

A 1ª edição do Desafio Equatorial Game chegou ao fim e anuncia os vencedores da competição que mobilizou escolas públicas de Belém, Ananindeua e Marituba entre os meses de março e maio. Ao todo, 24 escolas participaram da iniciativa, reunindo 3.997 estudantes em atividades digitais e avaliativas que estimularam o raciocínio lógico, a criatividade e o interesse por temas como energia, segurança, tecnologia, sustentabilidade, economia de água e coleta seletiva.

“O Equatorial Game representa uma evolução na forma como levamos educação e sustentabilidade para os territórios. Ao conectar tecnologia, conteúdo e prática, conseguimos transformar conhecimento em ação e gerar mudanças de hábitos relacionadas ao uso consciente da energia e à preservação do meio ambiente”, destaca Pricila Hinvaitt, analista de Eficiência Energética da Equatorial.

Entre os destaques da competição, Ananindeua conquistou o troféu de ouro de escola campeã do estado, com a EMEF Antônio Teixeira Gueiros. Entre os estudantes de escolas municipais, troféu de ouro e prata para alunos de Ananindeua e bronze para um aluno de Marituba. Já em Belém, os professores obtiveram os melhores resultados do estado, garantindo as premiações de 1º, 2º e 3º lugares.

“É sensacional acompanhar todo o processo do desafio e chegar a este momento de premiação. Os participantes se dedicaram, estudaram e se envolveram ativamente nas atividades. Foi realmente um sucesso”, afirma Pricila.

Equatorial Game. Foto: Divulgação

Experiência interativa nas escolas

Em 2026, o Grupo Equatorial levou a escolas públicas dos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Alagoas, Goiás, Amapá e Rio Grande do Sul, ações que proporcionaram experiências interativas diretamente no ambiente escolar, utilizando jogos digitais, atividades práticas e recursos de realidade virtual para reforçar o aprendizado de forma inovadora, lúdica e participativa.

Durante as atividades, os estudantes utilizaram óculos de realidade virtual para vivenciar, na prática, os conteúdos desenvolvidos ao longo da jornada formativa. Eles também participaram de desafios digitais e avaliações que incentivam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e do interesse por temas ligados à sustentabilidade e ao uso consciente dos recursos naturais.

Realizado no âmbito do Programa de Eficiência Energética da ANEEL (PEE/ANEEL), o Desafio Equatorial Game une educação, eficiência energética e tecnologia para gerar impacto social em escolas públicas e comunidades de baixa renda em diferentes regiões do país.

 

Fonte: Relacionamento com a Imprensa Equatorial

Por: Karina Pinto

COMPARTILHAR
Mostrar Mais

guaranyjr

Guarany Jr - Prof. de Graduação e Pós de Marketing, Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará - Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo