Mercado

O crescimento da Alubar: Faturou 250 mil toneladas de cabo de alumínio liga 1120

Este ano, a Alubar alcançou a marca de 250 mil toneladas de cabos elétricos de alumínio liga 1120 faturadas em 10 anos, desde o início do desenvolvimento do produto em 2013. A empresa, que é líder de mercado na América Latina na fabricação de condutores elétricos de alumínio e uma das maiores produtoras de vergalhões de alumínio do continente, é a única fabricante do Brasil a atingir um patamar tão alto de entrega de volumes deste tipo de cabo no país. Neste número, estão contabilizados os condutores produzidos nas fábricas de Barcarena, no Pará, e Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Os condutores elétricos de alumínio liga 1120 são utilizados principalmente em linhas de transmissão de energia (LTs). Eles se destacaram em relação aos cabos com alma de aço por serem mais leves e possuírem maior condutividade elétrica, o que permite a construção de estruturas de torres menos robustas, diminuindo o custo global de uma obra do tipo.

“Hoje em dia, mais de 90% dos projetos de LTs no Brasil trabalham com cabos de alumínio liga 1120. A principal vantagem é que a liga tem características mecânicas que permitem que ela seja utilizada em cabos elétricos sem a necessidade de reforço do aço. É uma liga mais leve, com boa capacidade elétrica e que forma flechas menores quando o cabo está esticado. Com isso, você pode fazer torres mais baixas, o que dá uma economia global para o projeto de transmissão”, explica o Gerente de Mercado da Alubar, José Luiz Conte.

“Dentre os diferenciais competitivos da Alubar, as pessoas são o mais importante. Através delas, que possuem um grande conhecimento e experiência em Ligas de Alumínio, conseguimos desenvolver internamente a 1120. O produto criado foi disponibilizado já com a possibilidade de produção em larga escala, garantindo sempre a qualidade final, um dos pilares da Alubar”, afirma André Kishi, Diretor Industrial da Alubar.

Em 2020, 84% dos cabos produzidos pela Alubar foram de alumínio liga 1120. Considerando apenas os cabos nus de alumínio, o total no ano chega a 90%. A Alubar trabalha com liga 1120 em todas as suas unidades fabris.  Na fábrica em Bécancour, no Canadá, a empresa produz vergalhões com esta liga de alumínio; na unidade em Montenegro, no Rio Grande do Sul, a liga 1120 é utilizada na fabricação de cabos elétricos. Já em Barcarena, no Pará, a empresa realiza a produção tanto de cabos quanto de vergalhões com a liga 1120.  

Para José Luiz Conte, o faturamento de 250 mil toneladas de cabos de alumínio liga 1120 é benéfico não apenas para o setor elétrico, mas para a economia brasileira. “Esta é uma marca muito expressiva, que mostra o tamanho e a importância da Alubar no cenário nacional. Se a empresa não desenvolvesse esse produto para atender a demanda em larga escala, o mercado nacional ficaria desabastecido e buscaria importação, o que seria negativo para o Brasil. Produzindo e comercializando a liga 1120 aqui, contribuímos para gerar mais emprego, renda e arrecadação de impostos nos locais onde estamos instalados”, analisa.

Fonte – Temple Comunicação

Por Jobson Marinho 

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo