Mercado

Usina da Paz Cabanagem celebra Dia Internacional da Dança com mostra de alunos

O evento promoveu a apresentação dos alunos das turmas de ballet, jazz e dança contemporânea e reuniu dezenas de alunos e familiares no teatro da UsiPaz

A Usina da Paz Cabanagem, em Belém, iniciou na manhã desta segunda-feira, 29, uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Dança, com apresentação dos alunos das turmas de ballet, jazz e dança contemporânea. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac).

A “3ª Mostra de Dança da Usina da Cabanagem” reuniu dezenas de alunos e familiares no teatro da UsiPaz, para apresentações artísticas. A programação segue durante a tarde de hoje, 29, às 17h.

Nayane Almeida. (Foto: Matheus Maciel / Nucom Seac)

Nayane Almeida, de 35 anos, moradora do bairro, começou a dançar na igreja e buscou aperfeiçoamento nos cursos da UsiPaz Cabanagem. Para ela, a dança ajudou a melhorar sua autoestima e no combate à depressão. “Aqui na usina eu faço ballet, dança contemporânea e ritmos. Tem sido muito bom, eu vinha passando por um processo de depressão e ansiedade, mas, depois das aulas de dança,  eu venho me sentindo muito melhor, até mesmo com meu corpo. A gente já se apresentou até no Theatro da Paz, que era meu sonho. Minha filha de 11 anos também faz ballet aqui, é uma oportunidade até para aqueles que não tem condições de fazer”, contou.

Dia Internacional da Dança – O Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no ano de 1982. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do bailarino e coreógrafo francês Jean-Georges Noverre, que deixou seu legado sobre a expressividade dos movimentos nas apresentações de balé do século XVIII.

Dávila Caroline e a mãe, Rosikele Lima. (Foto: Matheus Maciel / Nucom Seac)

Rosikele Lima é mãe da pequena Dávila Caroline, de 11 anos, aluna do curso de ballet. Segundo ela, os cursos oferecidos de forma gratuita à comunidade nas Usinas da Paz oferecem uma visão de futuro aos alunos. “Era um sonho bem distante, pelo fato de ser caro, mas aqui na usina ela tem a oportunidade de fazer balé de graça. Ela quer crescer e seguir esta profissão, então o desenvolvimento que ela está tendo, vai fazer total diferença na profissional que ela quer ser”, disse.

A professora de Dança da UsiPaz Cabanagem, Liliany Serrão, ressalta a importância da programação. “É muito importante essa fundamentação da arte e cultura aqui na comunidade. É importante despertar esse interesse nas pessoas, pois muitas vezes as pessoas não têm essa oportunidade. Precisamos dessas políticas públicas para continuar com esse processo de conhecimento”, disse.

O titular da Seac, Igor Normando,destacou que na Usina da Paz, a celebração deste dia enfatiza não só a expressão artística, mas também a preparação para o mercado de trabalho através dos cursos de dança. “Na Usina da Paz, a celebração do Dia Internacional da Dança destaca a importância dos cursos de dança não apenas como expressão artística, mas também como preparação para o mercado de trabalho. Estes cursos desenvolvem habilidades essenciais para diversas áreas profissionais. São espaços onde se cultivam respeito, colaboração, autoconfiança e melhora da saúde”, explicou.

Foto: Matheus Maciel / Nucom Seac

Programação

A programação do Dia Internacional da Dança, com mostra de dança, também ocorre em outras Usinas da Paz. Confira o cronograma:

Usipaz Cabanagem – 29/04, às 17h.

UsiPaz Jurunas/Condor – 29/04, às 18h.

UsiPaz Parauapebas – 30/04, às 9h.

Colaboração: Matheus Maciel (Nucom Seac)

 

Fonte: Agência Pará

Por Chrystian Machado (SEAC)

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo