O Fato do Dia

Estado autoriza construção da terceira Base Integrada Fluvial, que será instalada em Abaetetuba

A terceira Base Integrada vai ser instalada em um ponto estratégico de fiscalização e combate às práticas criminosas, especialmente ao tráfico de drogas e roubos a embarcações e residências ribeirinhas

Na manhã desta segunda-feira, 15, o governador do Estado, Helder Barbalho, realizou a assinatura da Ordem de Serviço para iníciarem as obras da terceira Base Integrada Fluvial de Segurança Pública, que vai ser instalada no furo do Capim, zona rural do município de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins. A assinatura foi realizada no Palácio do Governo, em Belém. 

A obra já começou hoje, 15, e é realizada por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). O investimento será mais de R$9 milhões, com toda a estrutura e equipamentos necessários para garantir a integração e fiscalização dos órgãos em uma área estratégica para a Segurança Pública do Pará. 

O governador, reunido com o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado; os prefeitos de Abaetetuba, Francinete Carvalho; Renato Ogawa de Barcarena e Roberto Pina de Igarapé-Miri, afirmou estar iniciando a semana com uma ótima notícia para a Segurança Pública do Pará, ao anunciar a autorização da construção e o início da obra da terceira Base Fluvial para o Estado.

“Lembrando que nós já entregamos a de ‘Antônio Lemos’ em Breves, no Marajó, estamos entregando no próximo mês a base de Óbidos, para o Rio Amazonas, e agora a terceira Base, que estará no Baixo Tocantins, na região destes municípios, mas com forte proteção para o Marajó, Limoeiro e Oeiras do Pará, fazendo com que esta região possa ter um monitoramento. A estratégia das Bases Fluviais é fundamental para a segurança do estado”, destacou Helder. 

Veja no video, o que diz o governador.

O chefe do executivo comentou sobre a grande apreensão de drogas que aconteceu neste final de semana no município de Abaetetuba.

“Neste final de semana, nós fizemos a maior apreensão de drogas da história do Sistema de Segurança do Pará, com 3,2 toneladas de drogas apreendidas. É uma importante derrota para a criminalidade e isto faz com que a gente continue investindo para combater o crime e, claro, na Amazônia, olhar pelos centros urbanos, pelas áreas rurais e pelas áreas ribeirinhas. A estratégia das Bases Fluviais têm sido de uma efetividade e eficácia fundamentais e, por isso, nós estamos iniciando mais uma Base para promover mais segurança por todo o Pará. É o Pará, em integração com os municípios,  trabalhando para trazer paz para a nossa população”, enfatizou Helder Barbalho.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará – Fiscalização ampliada

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a implantação do equipamento de segurança nessa região vai reforçar a presença do estado, controlar o fluxo nos rios e reforçar as fiscalizações das embarcações que trafegam nessas rotas.

“Nós temos uma estratégia fluvial importante e essencial no Estado para garantir a segurança nos rios. Temos uma base fluvial que funciona em Breves desde 2022 e tem nos auxiliado no alcance de resultados positivos. Estamos finalizando as obras da Candiru que ficará em Óbidos e, agora, foi assinada a ordem de serviço para a construção da terceira base, que ficará na região do Baixo Tocantins, uma estratégia importantíssima para o combate ao tráfico de drogas, aos crimes ambientais, mas também aos crimes tributários, visto que alí é um grande corredor por onde muitas embarcações passam e que é fundamental para a população”, afirmou Ualame Machado.

A terceira Base Integrada vai ser instalada em um ponto estratégico de fiscalização e combate às práticas criminosas, especialmente ao tráfico de drogas e roubos a embarcações e residências ribeirinhas, ampliando assim as ações ostensivas e repressivas na região que abrange os municípios de  Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri; Muaná, assim como, os Limoeiro do Ajuru, Cametá e Ponta de Pedras, reduzindo o tempo de resposta diante das demandas existentes.

Por Roberta Meireles (SEGUP)
Fonte: Agência Pará

 

COMPARTILHAR

guaranyjr

Guarany Jr Prof. de Graduação e Pós de Marketing ,Jornalismo e Propaganda, Jornalista, Comentarista, Consultor, Administrador, Palestrante - Belém - Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo